VOCÊ É FELIZ NO SEU TRABALHO?
Olá pessoas trabalhadoras!
Este blog objetiva falar de questões do trabalho, da boa convivência entre os parceiros, da importância de gostar do que faz e principalmente de realização pessoal.
Considerando que a Empresa não existe sem os funcionários, que vem deles a produção e o resultado do negócio, seja prestação de serviços, vendas, tecnologia ou qualquer outra finalidade, se faz necessária a Gestão de Pessoas para que a Empresa funcione adequadamente. As grandes empresas têm o Departamento de Recursos Humanos, o famoso RH que cuida dos cargos, salários e do desenvolvimento das carreiras.
Neste espaço, não vamos tratar de questões técnicas e burocráticas, o objetivo aqui é falar das Relações Humanas no trabalho, de como se dá o envolvimento com prazer dos seus colaboradores. Afinal passamos muitas horas, muitos dias, muitos meses e ainda muitos anos de nossas vidas trabalhando, então é fundamental que o ambiente seja agradável, que as pessoas conversem entre si de maneira familiar e não como dois estranhos, que concorrem para ver quem é o melhor.
Partindo do princípio que a semana tem 5 dias úteis e apenas 2 dias de descanso, como podemos passar a semana inteira de mal humor, contando as horas para chegar o fim de semana? Por que sofrer e ficar ansioso no trabalho, na expectativa do dia passar logo? Tem gente que fica deprimida no domingo à noite, só de pensar que no dia seguinte tem de trabalhar.
É preciso urgente uma mudança de paradigma, para que o ambiente de trabalho se torne um espaço no qual tenhamos amigos e não colegas, onde um não queira puxar o tapete do outro, onde não se trabalha apenas pelo salário.
A minha proposta é pedagógica. Quero aqui apresentar a visão da Pedagogia Empresarial com o propósito de trazer prazer e realização pessoal ao ambiente profissional, através do desenvolvimento humano, da política da boa vizinhança, da mútua cooperação entre os pares e do respeito à diversidade.
Somos todos Pessoas antes de sermos técnicos ou doutores, não importa o cargo ou a especialização, não importa o traje, seja terno ou calça jeans, o que interessa é que somos gente.
Bem vindos ao mundo corporativo solidário!
Dulce Campos
Muito boa reflexão! Realmente era assim que eu me sentia quando trabalhava. Como não gostava do meu emprego, passava o dia contando os minutos para que a jornada de trabalho acabasse e eu pudesse ir pra casa e assim eu fazia em todos os dias da semana. No domingo a noite era uma tristeza só de pensar que na segunda começaria minha batalha novamente, mais 5 dias contando os minutos para ir embora para casa. Parabéns!
ResponderExcluirBom dia Flavio, agradeço por seu comentário. Ainda bem que já passou e agora você está realizando seu sonho, estudando medicina. Tenho certeza que tratará seus pacientes não só com competência, mas também com respeito e gentileza.
ExcluirConcordo plenamente, eu já passei por isso e sei que é muito desgastante e frustante você levantar de manhã e ter que ir para um local de trabalho onde nada te incentiva, nem as pessoas nem a função que desenvolve, hoje eu percebo que muitas pessoas acabam ficando em seu trabalho pelo salário que ganha ou com medo de novos desafios, mas isto é horrível para a saúde e a qualquer momento o seu organismo irá começar a cobrar. Hoje, embora trabalhe a muitos anos na mesma empresa eu me sinto animada em desempenhar minha função, principalmente por ter pessoas tão queridas e humanas ao meu redor.
ResponderExcluirGostaria de agradecê-la por ser esta pessoa tão amiga e solidária em nosso trabalho, você me ajudou muito a chegar onde estou hoje. Te admiro muito amiga, você merece brilhar a cada dia. Beijos.... Cris Poloni
Cris, quem agradece sou eu por ter você na minha equipe, uma funcionária exemplar, dedicada, responsável e sempre disposta a ajudar a todos! Parabéns por sua competência e bom relacionamento com os colegas.
Excluir